Blog

Tamanho é documento?

Falando de masculinidade uma crença é a de que “tamanho é documento”.

O foco do pênis como símbolo de virilidade, força e poder é encontrado por toda a história das civilizações. Na atualidade ainda há uma pressão social deste papel.

Alguns homens podem sentir-se inferiorizados e terem sua autoestima (e autoconfiança) afetada por pensarem que seu pênis é pequeno.

Em geral, estes homens têm um pênis de tamanho normal, mas para eles, o pênis “ideal” costuma ser bem maior do que o pênis que possuem. Dessa forma, acabam desenvolvendo problemas sexuais, como dificuldade de ereção ou a perda do desejo sexual. A maioria deles nunca foi examinada por um médico especialista.

De acordo com um estudo publicado no BJU International, que envolveu 15500 homens, o comprimento médio do pênis no estado flácido foi de 9,1cm e, em ereção, 13,1cm. Já a circunferência, variou de 9,3cm em flacidez a 11,6cm no estado de ereção na maioria dos homens estudados. É importante ficar claro que isso é uma média. Valores pouco abaixo ou pouco acima destas medidas também são considerados normais. Além disso, não existe uma padronização de como deve ser medido o pênis (deitado, em pé, flácido, ereto ou qual a temperatura ambiente adequada), o que pode trazer diferenças significativas nas medidas.

A crença de que um pênis mais longo ou com maior diâmetro pode ser capaz de proporcionar maior prazer, entre outros fatores, motivam muitos homens a buscar alternativas para aumento do seu pênis. No fim das contas, tamanho NÃO é documento. O que realmente importa é a realização (e o prazer) que encontramos nos relacionamentos e na relação sexual.

Buscar soluções ou procedimentos cirúrgicos “milagrosos” para aumentar o pênis não é a melhor saída. O índice de complicações e de insatisfação com estes tratamentos é bastante alto. Mais de 90% dos homens que se submeteram aos procedimentos de aumento peniano relataram piora do problema inicial ou ausência de benefício e estavam, portanto, arrependidos.

Se você está incomodado com as suas medidas, procure um urologista especializado na área e discuta abertamente suas preocupações e expectativas. O exame físico detalhado, incluindo as medidas do pênis de forma adequada deve ser realizado neste momento. Homens que passaram por cirurgia radical da próstata ou que têm a doença de Peyronie podem precisar de tratamento específico.