Blog

Será que meu pênis é pequeno?

A síndrome do pênis pequeno representa um comportamento de ansiedade e preocupação exagerada em relação ao comprimento do pênis e/ou sua espessura.
 
Em geral, estes homens têm um pênis de tamanho normal, mas para eles, o pênis “ideal” costuma ser bem maior do que o “amigão” deles. Dessa forma, acabam desenvolvendo problemas sexuais, como dificuldade de ereção ou a perda do desejo sexual. A maioria deles nunca foi examinada por um médico especialista.
 
Uma pesquisa online envolveu 52mil homens heterossexuais e mostrou que 12% avaliaram seu pênis como pequeno, 22% como grande e 66% como dentro da média. Já falamos em post anterior a média do comprimento e da circunferência do pênis de um adulto.

Buscar soluções ou procedimentos cirúrgicos “milagrosos” para aumentar o pênis não é a melhor saída. O índice de complicações e de insatisfação com estes tratamentos é bastante alto. Mais de 90% dos homens que se submeteram aos procedimentos de aumento peniano relataram piora do problema inicial ou ausência de benefício e estavam, portanto, arrependidos.

Se você está incomodado com as suas medidas, procure um urologista especializado na área e discuta abertamente suas preocupações e expectativas. O exame físico detalhado, incluindo as medidas do pênis de forma adequada deve ser realizado neste momento. Homens que passaram por cirurgia radical da próstata ou que têm a doença de Peyronie podem precisar de tratamento específico.
 
A avaliação por um psicólogo especializado na área também é essencial para a compreensão dos aspectos emocionais e comportamentais envolvidos. Experiências traumáticas nas vivências infantis ou nas primeiras experiências sexuais, além do aprendizado sexual por meio da pornografia podem contribuir para uma ideia distorcida do “tamanho ideal do pênis” e até acarretar em uma evitação da vida sexual.
 
Em alguns casos esta síndrome pode fazer parte do transtorno dismórfico corporal, que é um transtorno mental bastante comum e afeta aproximadamente 2% a 3% da população. Nestes casos, onde o pensamento sobre o “suposto defeito” é muito frequente, intenso, somado a comportamentos para esconder ou modificar o próprio corpo, a avaliação de um médico psiquiatra poderá ajudar bastante.
 
A síndrome do pênis pequeno é uma condição angustiante que gera sofrimento e piora na qualidade de vida destes homens, merecendo grande atenção pelos profissionais que atuam na área de andrologia e de sexologia.