Blog

Corpo Perfeito X Anabolizantes

A busca pelo corpo perfeito e pela ideia de uma “saúde perfeita” tem motivado a procura incessante por métodos alternativos para obtenção de resultados mais rápidos.

Um dos métodos bastante utilizados é o uso de anabolizantes ou a “modulação hormonal”. Essas substâncias são derivados sintéticos da testosterona. Como exemplos, destaco a oxandrolona, nandrolona e a trembolona, além da própria testosterona.

Os esteroides anabolizantes têm indicação médica para pacientes que possuem problemas na produção natural de testosterona (condição que chamamos de hipogonadismo) e em casos de doenças crônicas que evoluem com atrofias musculares. Eu uso com frequência nos homens que têm a devida indicação médica para isto.

Atualmente o uso de esteroides anabolizantes por jovens vem crescendo assustadoramente nas academias, bem como o uso de testosterona e seus derivados por mulheres. Vende-se a ideia de que hormônios supostamente bioidênticos são inofensivos (mesmo para quem não precisa deles).

Os esteroides anabolizantes podem ser causa de graves problemas de saúde. Dentre eles, destaco os problemas cardíacos, como a insuficiência cardíaca, a hipertrofia miocárdica, tromboses e infartos; problemas no fígado e nos rins.

Além disso, eles estão relacionados à atrofia dos testículos, esterilidade, disfunção erétil e crescimento da mama, uma condição conhecida como ginecomastia.

Nas mulheres, o uso de anabolizantes causa masculinização, com crescimento de pelos no rosto, mudança da voz, hipertrofia do clitóris, modificações no ciclo menstrual e um risco maior de desenvolvimento futuro de tumores.